Rede de Distribuição


Mosaico Hidráulico e Cimento


SALVATERRAZZA

Mosaico Hidráulico e Cimento
 
O mosaico hidráulico pode ser manual ou mecânico. Dentro destes dois tipos podemos subdividir entre dois acabamentos, o polido e o natural. O mosaico hidráulico manual encontra-se muito em monumentos, igrejas, casas antigas e ainda hoje é um material muito procurado, devido à sua beleza e resistência. O mecânico é muito utilizado em zonas, de elevado tráfego, quer interiores ou exteriores. A Fila apresenta soluções de preservação e fácil manutenção para cada tipo de material.
 
O Pré-Tratamento

Este método consiste em proteger o mosaico hidráulico essencialmente contra os resíduos de cimento, resultantes do enchimento das juntas e de algumas sujidade decorrentes da obra. Os mosaico hidráulico deve ser colado no pavimento ou revestimento e deve estar o mais isento possível de sujidade, deve ser bem varrido para eliminar todo o pó existente ou ser lavado (só em situações muito sujas). Com o mosaico hidráulico totalmente seco, aplicar com trincha ou pulverizador uma demão de Fila Hidrorep de forma uniforme, 24 horas antes de fazer as juntas.

Nota importante: O produto Fila Hidrorep é hidro-repelente por isso só repele humidade, ter cuidado com os produtos oleosos. O produto Fila Hidrorep tem de ser aplicado com o material totalmente seco.

 
A Lavagem de Final de Obra em Interiores e Exteriores

A lavagem vai ter que ser executada quer o mosaico hidráulico esteja ou não pré-tratado. Aconselha-se a que a lavagem seja executada 8 a 15 dias depois de finalizado o enchimento das juntas, para que estas estejam totalmente secas.
 
Lavagem do Mosaico Hidráulico Polido e Não Polido

Aplicar uma solução de Fila PS/87 diluído 1:10 a 1:50 partes de água sobre o pavimento, deixar actuar alguns minutos e esfregar com esfregão tipo verde, escova ou máquina monodisco. Retirar os resíduos e água suja com esfregona, pano ou aspirador de líquidos. Enxaguar abundantemente com água limpa. Deixar secar.

Nota importante: Não utilizar produtos de base ácida para a lavagem, porque estes atacam o material.

 
O Tratamento Final Óleo repelente no Interior para Polido e Não Polido

Com a superfície totalmente seca, aplicar uma demão de Fila Hidrorep com trincha ou pulverizador de forma abundante e uniforme. Esperar 24 horas e aplicar uma demão de Filafob com trincha ou pulverizador, de forma uniforme. Após 24 horas aplicar outra demão de Filafob da mesma forma (caso se pretenda). No mosaico hidráulico manual não polido, caso se pretenda um pouco de brilho, aplicar uma demão de cera líquida FilaClassic 24 horas após a última aplicação de Filafob.
 
Ver Ficha Técnica
Fila PS/87
deixar secar
Ver Ficha Técnica
Fila Hidrorep
24 horas
Ver Ficha Técnica
Filafob
(1 ou 2 demão)
24 horas
Ver Ficha Técnica
FilaClassic
(opcção)
 
A Manutenção

  • Para todo o tipo de tratamento utilizar Filacleaner diluído em água.
  • Para tratamento com FilaClassic utilizar, de vez em quando, um pouco de cera diluída em água, (solução lava-encera).
  • Para pavimentos sem FilaClassic, e nos não polidos, utilizar para limpeza mais profunda ou periódicas o produto Fila PS/87 bastante diluído em água. Fila PS/87 retira algum tipo de sujidade mais difícil de remover.
 
Tratamento no Exterior

Tratamento hidro-repelente
 
Ver Ficha Técnica
Fila PS/87
deixar secar
Ver Ficha Técnica
Fila Hidrorep
(2 demão c/ int. 24 horas)
 
Com o material totalmente seco, aplicar duas demão de Fila Hidrorep com trincha ou pulverizador e com intervalo de 24 horas entre aplicações.
 
Tratamento óleo-repelente
Com o material totalmente seco, aplicar com trincha ou pulverizador uma demão de Fila Hidrorep, esperar 24 horas e aplicar uma demão de Filafob.

Nota importante: Se o mosaico hidráulico tiver sido pré-tratado com Fila Hidrorep passar directamente para Filafob.

ver o quadro de equivalências entre impermeabilizantes, no tratamento exterior das Ardósias Clivadas ou Polidas.

 
Ver Ficha Técnica
Fila PS/87
deixar secar
Ver Ficha Técnica
Fila Hidrorep
24 horas
Ver Ficha Técnica
Filafob
 
Manutenção no Exterior

Utilizar Filacleaner diluído em água. Utilizar periodicamente ou sempre que necessário, Fila PS/87 diluído em água para limpeza de sujidades mais fortes, como por exemplo marcas de pneus dos carros.

Alertamos para o facto da informação constante no site poder estar desactualizada.
Consulte a empresa para obter a última versão